Trabalhando com projetos de sociologia com divulgação através de QrCodes

Novamente estamos inovando em utilizar as TICs no ensino das disciplinas de Ciências Humanas no Colégio Estadual Visconde De Bom Retiro. Desta vez utilizamos a disciplina de sociologia como percursora na elaboração de projetos e também na utilização de QrCodes para divulgação dos mesmos.
Primeiramente procuramos instigar a criatividade e a consciência social dos alunos e propor o desafio de criar um projeto que mude, transforme ou reconstrua o mundo onde vivemos, conforme link da atividade abaixo: http://professor-alexandremisturini.blogspot.com.br/2014/09/trabalho-de-filosofia-e-sociologia-para.html
Durante as aulas de sociologia os alunos pesquisam sobre seus temas escolhidos e procuram dados até mesmo informações mais recentes sobre seu tema de pesquisa. Após pesquisar os mesmos podem aplicar in loco e também devem criar uma apresentação de slides, um documento de texto em formato PDF ou mesmo texto simples para publicação no blog do colégio: http://filobr.blogspot.com.br
Todos os trabalhos serão divulgados nos murais do colégio através de QrCodes que são criados pelos próprios alunos na divulgação dos projetos.
Neste trabalho notamos claramente que os alunos gostaram da forma como o projeto foi proposto e também a divulgação através de QrcCodes pois os mesmos puderam utilizar os celulares e tablets para acessar os projetos, o que tornou mais próximos do cotidiano dos alunos a divulgação dos projetos.
Nestes projetos temos muita interação, troca de informações, comunicação através de redes sociais, tanto no Facebook nos grupos das turmas, quanto em tweets de divulgação dos links das atividades também. Foi um projeto que integrou consciência social, utilização das mídas para divulgação e também a utilização das redes sociais para a divulgação de projetos e melhoria do processo de comunicação e interação entre os alunos.



Softwares necessários para a leitura de QrCodes: 



Link par a criação de QrCodes gratuito:







Comentários

Postagens mais visitadas