Considerações finais sobre a aplicação da webquest - 1ª aula

Considerações finais


Após a realização das primeiras aulas utilizando computadores, notebooks, tablets e celulares apontamos algumas considerações sobre as aulas utilizando a metodologia de webquest para uma pesquisa guiada via internet. Num primeiro momento gostaríamos de relatar que as condições técnicas do laboratório de informática do colégio não são nada boas, dos 18 computadores (multiterminal) apenas 11 funcionam precariamente o que dificulta sua utilização. Esta condição técnica desfavorece qualquer trabalho diferenciado utilizando a tecnologia em sala de aula, principalmente a internet. Cabe aqui ressaltar que um professor sem o devido conhecimento técnico básico em informática (navegação na internet, uso de e-mail, redes sociais como Twitter, Facebook e instagran se torna mais difícil sua missão de resolver pequenos problemas que possam ocorrer durante as aulas), ficaria mais inseguro e até mais atarefado durante o processo.
Depois de ressaltarmos a importância das condições técnicas para a execução da metodologia webquest, nos deteremos mais a parte pedagógica que na verdade é o grande desafio tanto do professor quanto da metodologia aplicada para atingir uma aprendizagem mais dinâmica. Notamos claramente que ainda falta muto para chegarmos a uma situação próxima do aceitável para que haja um bom trabalho com a utilização das TICs em sala de aula, na sua maior parte por parte de infraestrutura, formação continuada de professores (o que não é nosso caso, pois estamos sempre em formação) e também do aluno que ainda é extremamente dependente do professor. Esta nova relação de professor-orientador e aluno-pesquisador é uma situação nova para o aluno e também para o professor, mas o que mais nos chamou atenção foi a dificuldade que os alunos tem quando recebem a liberdade e consequentemente a liberdade de escolha. Os alunos não tem uma cultura digital tampouco autonomia para gerenciar a liberdade quando as recebem. Notamos claramente que é necessário um longo trabalho de conscientização sobre a utilização das TICs na sala de aula, principalmente na concepção de autonomia, liberdade, responsabilidade. Nossas experiências com as primeiras aulas de webquest no Ensino Médio mostram claramente que existem grandes lacunas desde a formação de professores até a criação de uma cultura digital na escola. Acreditamos que nas próximas aulas, quebrado os pré-conceitos iniciais e também as resistências as mudanças a aceitação e a dedicação dos alunos melhore e torne a metodologia de webquest mais atraente e amigável aos alunos.


Comentários

Postagens mais visitadas