Considerações finais sobre a aplicação da webquest - 1ª aula
Considerações
finais
Após a
realização das primeiras aulas utilizando computadores, notebooks, tablets e
celulares apontamos algumas considerações sobre as aulas utilizando a
metodologia de webquest para uma pesquisa guiada via internet. Num primeiro
momento gostaríamos de relatar que as condições técnicas do laboratório de
informática do colégio não são nada boas, dos 18 computadores (multiterminal)
apenas 11 funcionam precariamente o que dificulta sua utilização. Esta condição
técnica desfavorece qualquer trabalho diferenciado utilizando a tecnologia em
sala de aula, principalmente a internet. Cabe aqui ressaltar que um professor
sem o devido conhecimento técnico básico em informática (navegação na internet,
uso de e-mail, redes sociais como Twitter, Facebook e instagran se torna mais
difícil sua missão de resolver pequenos problemas que possam ocorrer durante as
aulas), ficaria mais inseguro e até mais atarefado durante o processo.
Depois
de ressaltarmos a importância das condições técnicas para a execução da
metodologia webquest, nos deteremos mais a parte pedagógica que na verdade é o
grande desafio tanto do professor quanto da metodologia aplicada para atingir
uma aprendizagem mais dinâmica. Notamos claramente que ainda falta muto para
chegarmos a uma situação próxima do aceitável para que haja um bom trabalho com
a utilização das TICs em sala de aula, na sua maior parte por parte de infraestrutura,
formação continuada de professores (o que não é nosso caso, pois estamos sempre
em formação) e também do aluno que ainda é extremamente dependente do
professor. Esta nova relação de professor-orientador e aluno-pesquisador é uma
situação nova para o aluno e também para o professor, mas o que mais nos chamou
atenção foi a dificuldade que os alunos tem quando recebem a liberdade e
consequentemente a liberdade de escolha. Os alunos não tem uma cultura digital
tampouco autonomia para gerenciar a liberdade quando as recebem. Notamos
claramente que é necessário um longo trabalho de conscientização sobre a
utilização das TICs na sala de aula, principalmente na concepção de autonomia,
liberdade, responsabilidade. Nossas experiências com as primeiras aulas de webquest
no Ensino Médio mostram claramente que existem grandes lacunas desde a formação
de professores até a criação de uma cultura digital na escola. Acreditamos que
nas próximas aulas, quebrado os pré-conceitos iniciais e também as resistências
as mudanças a aceitação e a dedicação dos alunos melhore e torne a metodologia
de webquest mais atraente e amigável aos alunos.
Comentários
Postar um comentário